Aumenta a tensão no Benfica. Dani foi suspenso de toda a actividade. O treinador José Mourinho, visivelmente ressentido, remeteu o assunto para a direcção e esta também não quis revelar os motivos da suspensão do jogador. Sabry continua fora dos convocados e Van Hoojdonk, com problemas musculares, também não vai a Guimarães. 

«Dani encontra-se suspenso de toda a actividade. Não treinou e não foi convocado. Os motivos terão de ser explicados pela direcção», revelou Mourinho. «É um assunto de foro interno do clube», limitou-se a dizer João Malheiro, assessor de imprensa da SAD. 

A estas baixas há ainda a juntar Poborsky, com gripe, Paulo Madeira, a recuperar de uma tendinite, e Ronaldo e Kaundaurov, ainda a trabalhar no ginásio. No entanto, perante este quadro negativo, José Mourinho mantém-se optimista quanto à deslocação a Guimarães. «A equipa trabalhou bem durante a semana. Ainda hoje trabalhou com imensa alegria», salienta o treinador do Benfica. 

José Mourinho reconhece as dificuldades existentes mas acredita na força de vontade dos jogadores que tem ao seu dispor. «O Vitória tem uma excelente equipa, está a fazer um campeonato abaixo das suas potencialidades, mas, com certeza, vai criar-nos dificuldades. Ir a Guimarães nestas condições é ainda mais difícil. Mas estamos preparados.» 

As ausências de Sabry, Poborsky, Dani e Van Hooijdonk não preocupam o técnico. «Todas estas limitações a nível de plantel não querem dizer que estejamos mais fracos. A equipa já demonstrou a semana passada que está preparada para enfrentar qualquer contrariedade». 

Sabry continua afastado por opção de Mourinho. «Não faz parte dos meus planos para este jogo. Sou eu que mando e decidi que não jogava. É o Miguel que está convocado, tenho confiança nele e é ele que vai jogar», explicou o técnico que desmentiu ter sido alvo de qualquer repreensão por parte da direcção do clube devido à polémica com o jogador egípcio. 

Poborsky e Van Hooijdonk também ficaram de fora dos convocados. O checo debate-se com um virus gripal e está limitado ao trabalho de ginásio e o holandês queixou-se de uma dor muscular. «Não sei explicar o que é, e penso que neste momento o médico também não. Vai fazer uma ecografia para avaliar a situação», explicou o técnico. 

Nestas condições, Mourinho conta apenas com João Tomás e Toy para a frente de ataque mas o técnico não vai apostar na dupla. «Joga o João Tomás e fica o Toy no banco. Não há mais. Só posso contar com os que estão disponíveis». 

Mourinho: «A minha personalidade incomoda muita gente» 

Na defesa também deverá haver novidades. Os treinos ao longo da semana deram indicações de que Escalona poderá ser titular em Guimarães. Mas o técnico não quis confirmar e anunciou uma mudança de atitude na sua relação com a comunicação social. 

«A minha personalidade incomoda muita gente. Frontalidade, abertura e clareza incomodam muita gente. Quanto à equipa vou continuar a ser o mesmo mas quanto à comunicação social porque é que não posso ser como os outros técnicos? Pelo menos durante uma semana ou duas vou ser como os outros. Não falo da equipa», referiu Mourinho. 

«Sei perfeitamente em que filme é que estou. Sei quem são os realizadores, os produtores, sei qual é a história. Mas como um dos actores principais sinto-me no direito de alterar o final da história», concluiu Mourinho visivelmente magoado. 

No dia em que os dirigentes do Atlético Mineiro confirmaram para Guimarães com outro estado de espírito...