Quanto vale um espetáculo no Emirates? Para muitos adeptos do Manchester City, não vale 62 libras (75 euros) e por isso o clube devolveu cerca de mil entradas. Quem não foi, perdeu a equipa a arranacar uma vitória histórica no campo do Arsenal. O City já não vencia ali (o novo estádio é pertíssimo do antigo) para o campeonato desde 1975, mas neste domingo acabou com essa série negra.

O jogo começou praticamente com um penalty para o Manchester City. Koscielny agarrou Dzeko na área, foi expulso e deu oportunidade ao bósnio de inaugurar o marcador. Já agora, os «citizens» já não marcavam no campo do Arsenal desde abril de 2007, na Premier League.

Dzeko atirou, mas desperdiçou a grande penalidade. O nulo imperava, mas a expulsão do centra fazia com que o jogo pendesse de forma clara para os visitantes.

Por isso, não demorou muito mais até que James Milner atirasse a contar para a baliza dos «gunners». A passe de Carlitos Tévez, o médio rematou de pronto, cruzado, e fez um belíssimo golo, aos 21 minutos.

Com o United a vencer o clássico com o Liverpool, em Old Trafford, o City não podia perder mais pontos na corrida pelo título.

Assim, Dzeko redimiu-se aos 32 minutos e fez o 2-0 final, com uma recarga fácil, depois de Tevez ter tentado primeiro.

Os três pontos da formação de Mancini, que também acabou reduzida a dez por cartão vermelho a Kompany, não alteram nada no topo da classificação, mas o resultado deixa o Arsenal no sexto lugar, atrás dos rivais Chelsea e Tottenham e ainda do Everton.

Resultados e marcadores da 22ª jornada

Sábado:

QPR-Tottenham, 0-0

Aston Villa-Southampton, 0-1

(Lambert, 35 gp)

Everton-Swansea, 0-0

Fulham-Wigan, 1-1

(Karagounis, 22m) (Di Santo, 71m)

Norwich-Newcastle, 0-0

Reading-WBA, 3-2

(Kebe, 82m; Fondré, 88m gp; Pogrebnyak, 90m) (Lukaku, 19m e 69m)

Stoke City-Chelsea, 0-4

(Walters, 45m pb e 63m pb; Lampard, 66m gp; Hazard, 73m)

Sunderland-West Ham, 3-0

(Larsson, 12m; Johnson, 47m; McClean, 74m)

Domingo:

Manchester United-Liverpool, 2-1

(Van Persie, 19m; Vidic, 54m)(Sturridge, 57m)

Arsenal-Manchester City, 0-2

(Milner, 21; Dzeko, 32)