Um ano e nove meses depois o Boavista foi castigado pela Comissão de Disciplina da Federação pelos confrontos em Lousada. A punição destaca dois jogos de interdição do Bessa, uma multa de 3 250 euros e uma indemnização de 8 227 euros ao Lousada, mais 20 por cento (1 644 euros) à Federação.

No total, portanto, e para além da inibição de realizar dois jogos do campeonato da II Divisão em casa, o Boavista terá de pagar um total de pagar mais de 13 mil euros entre multas e indemnizações. Nesse sentido, o clube realiza esta segunda-feira uma conferência de imprensa para reagir ao castigo.

Tudo aconteceu a 14 de Março de 2010, durante um jogo da II Divisão. A informação oficial prestada pelas autoridades é que na sequência dos confrontos resultaram nove feridos (seis civis e três GNR), dois adeptos do Boavista detidos, mais um constituído arguido e uma viatura apreendida.

Tudo aconteceu durante a segunda parte, quando o Boavista perdia por 2-0. O treinador Vítor Paneira foi expulso por protestos, o presidente do Lousada invadiu o relvado e precipitaram-se os confrontos. Entre pedras lançadas de um lado e vidros do outro, viveu-se uma hora de terror.

Recorde como tudo aconteceu num vídeo da LousadaTV: