A Bola de Ouro e o FIFA World Player of The Year vão ser um único troféu. Os dois galardões que distinguem o melhor jogador do mundo irão tornar-se num só prémio a partir de Janeiro, graças a um acordo firmado entre a FIFA e o grupo editorial Amaury, que através da France Football, e desde 1956, entrega a Bola de Ouro ao melhor futebolista do ano.

A distinção da revista francesa foi sofrendo alterações ao longo dos anos. Primeiro eram apenas distinguidos os melhores jogadores europeus, depois começaram a ser galardoados os futebolistas que actuavam na Europa e, por fim, foi alargado a todo o planeta.

O modo de votação do novo prémio, que se vai chamar Bola de Ouro da FIFA, ainda não foi divulgado. O FIFA World Player of The Year era eleito pelos votos dos seleccionadores e dos capitães de equipa, enquanto o da revista francesa era feito através dos jornalistas correspondentes dos diferentes países.

Eusébio, Cristiano Ronaldo e Luís Figo foram os únicos portugueses a serem distinguidos com os prémios, embora o Pantera Negra, ao contrário dos outros dois, tenha sido apenas galardoado com a Bola de Ouro, uma vez que a FIFA apenas começou a eleição em 1994.