Usain Bolt e Asafa Powell correm esta sexta-feira em Bruxelas, num duelo entre os dois homens mais rápidos do Mundo que pode ver cair de novo o recorde mundial dos 100m. O confronto decorre no Memorial Van Damme, última etapa da Golden League de atletismo.
Os registos recentes dos dois atletas jamaicanos fazem prever uma grande corrida em Bruxelas. Bolt venceu a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim em 9.69 segundos, superando o seu próprio recorde do Mundo numa prova em que não deu hipóteses à concorrência. Mas na terça-feira Powell mostrou que o assunto não está encerrado, correndo em Lausanne em 9.72m, o segundo tempo mais rápido de sempre, que iguala o anterior recorde de Bolt. Para a competição, marcada para as 19h25, ganhar ainda maior dimensão falta apenas Tyson Gay, o terceiro homem mais rápido do Mundo, que desistiu de participar na prova em cima da hora, com medo de agravar os seus problemas com lesões.
O meeting de Bruxelas pode ainda consagrar duas atletas, as únicas que correm ainda pelo grande prémio da Golden League, a verba de um milhão de dólares atribuída a quem vencer todas as etapas do circuito. Blanca Vlasic, no salto em altura, e Pamela Jelimo, nos 800 metros, são as candidatas ao «jackpot».