O Botafogo é o campeão carioca de futebol em 2006. A equipa alvinegra conseguiu o seu 18º título estadual depois de vencer a equipa do Madureira (3-1), no Estádio Maracanã. Os adeptos poderam festejar um título que já fugia há nove anos, já que a última vez que o Botafogo levantou a taça foi na longínqua época de 1997.
Dodô foi o herói da partida ao apontar dois golos, conseguindo a liderança da lista de melhores marcadores do carioca com nove golos apontados. O avançado abriu o activo aos 18 minutos e ampliou a vantagem aos 50 minutos. O Madureira ainda reagiu e consegui reduzir aos 57 minutos com um golo de Fábio Júnior. No entanto, o clima nas bancadas era já de festa pois o Botafogo tinha vencido a primeira partida da final (2-0).
Quando Reinaldo apontou o terceiro da equipa alvinegra, foi a festa total no Maracanã.
Se no interior do estádio os adeptos fizeram a festa, lá fora ocorreram algumas cenas lamentáveis. As claques envolveram-se em confrontos e acontecimentos podiam ter tido um desfecho trágico: uma jovem de dez anos não foi pisada por pouco e uma adolescente desmaiou no meio da confusão. Felizmente, a situação foi rapidamente controlada pelas autoridades.