E de repente dois pontos. O Corinthians ganha importante vantagem sobre o Vasco da Gama a três jornadas do fim do Brasileirão. Culpa de Scolari. O «Timão» passou no Presidente Vargas, vencendo o Ceará por 1-0, e beneficiou do empate do rival no Pacaembú frente ao Palmeiras a um golo.

No entanto, não foi um jogo fácil para o agora líder isolado do Brasileirão. Teve de sofrer e Júlio César, o guarda-redes, foi protagonista de muitas boas defesas. O conjunto de Tite só conseguiu equilibrar no segundo tempo, quando o treinador decidiu tirar Liedson de campo e substituí-lo por um médio. E, aos 80, chegou o golo vitorioso. Ralf lançou Ramírez na esquerda, o peruano avançou em velocidade, fintou o último defesa e, na área, sobre a direita, rematou cruzado, sem hipóteses para Fernando Henrique. Os adeptos gritaram «campeão» nas bancadas e os festejos intensificaram-se quando Fabrício, dos locais, foi expulso a seis minutos do fim.

No Pacaembú, o Palmeiras fez pela vida e complicou as contas do Vasco, que no entanto entrou praticamente a ganhar. Dedé, o central que diz que recusou o Benfica, aproveitou o canto de Felipe e o erro de Deola na saída para fazer o 1-0. Assinava o quarto golo em três encontros. Logo aos três minutos. Só que na segunda parte, o Vasco «adormeceu» e pagou caro. Scolari lançou Pedro Carmona e Dinei, que dinamizaram o ataque. E aos 63 minutos chegou o empate. Canto de Assunção, muita confusão na área e a bola sobrou para Luan, que não falhou.

Éder Luís, Fellipe Bastos e Diego Souza, antigos jogadores do Benfica, foram titulares. Elton, que em Portugal representou o Sp. Braga, entrou para o lugar do primeiro, numa altura em que o Vasco da Gama tentava voltar à vantagem. Sem sucesso.

Fred dá show e Fluminense ganha jogo de loucos por 5-4!

Com o triunfo em Fortaleza, o Corinthians tornou-se a primeira equipa a garantir matematicamente uma vaga na Libertadores através do Brasileirão. O «Timão» junta-se ao Santos, actual campeão continental, e ao Vasco, que venceu a Taça do Brasil.

Resultados da 35ª jornada do Brasileirão:

Quarta-feira

América-Botafogo, 2-1

Atl. Paranaense-São Paulo, 1-0

Fluminense-Gremio, 5-4

Internacional-Bahia, 1-0

Avaí-Cruzeiro, 0-0

Ceará-Corinthians, 0-1

Palmeiras-Vasco, 1-1

Esta quinta-feira:

Santos-Atl. Goianiense

Flamengo-Figueirense

Atl. Mineiro-Coritiba

Classificação: Corinthians, 64; Vasco da Gama, 62; Fluminense, 59; *Figueirense, 56; Botafogo e *Flamengo, 55; Internacional, 54; São Paulo, 53; *Santos e *Coritiba, 51; Grémio, 47; Palmeiras, 43; *Atlético Goianiense e Bahia, 42; *Atlético Mineiro, 39; Cruzeiro, 38; Atlético Paranaense, 37; Ceará, 35; América Mineiro, 34; Avaí, 30.

Mais Brasil