Neymar não tem os problemas com que muitos jogadores se deparam: enquanto uns têm de ter uma alimentação regrada para não ganhar peso, a jovem estrela do Santos, de apenas 16 anos, está sujeita à dieta de engorda. Cinco pratos diários, proteicos quanto baste, para que o franzino avançado possa enfrentar qualquer defesa.
«Ainda é muito cedo para arriscar a sua participação num jogo. Mas, sem dúvida nenhuma, trata-se de um grande jogador. Acredito muito no potencial deste miúdo. Gosto de atletas criativos e talentosos, porém, o Neymar ainda não tem estrutura física para enfrentar defesas profissionais», defendeu Márcio Fernandes, treinador do Santos.
Com 1,74 metros e 58 quilos de peso, mais quatro que em Janeiro de 2008, o jovem avançado foi a grande figura da Taça de São Paulo em juniores, o principal torneio juvenil do Brasil, apesar da eliminação do Santos na segunda fase. Ao contrário do que sucedeu com Robinho, seu ídolo, que esteve perto de ser dispensado das camadas jovens do Santos devido ao seu peso reduzido, Neymar já tem um contrato profissional, uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros e vai começar a trabalhar com a equipa principal.
«Os adeptos têm de ter paciência, pois o Neymar ainda não é uma realidade e, sim, uma promessa. Para já, vai participar nas actividades dos seniores, não só para sentir o que é o futebol profissional como para ganhar massa muscular», esclareceu o técnico.