Fim de carreira para Alex. O defesa-central brasileiro, recorde-se, passou por Portugal em agosto mas não assinou pelo FC Porto. Agora, depois de saber que terá de ser novamente operado, decidiu pendurar as chuteiras.

Depois de terminar contrato com o AC Milan no final da temporada passada, Alex negociou com o clube portista e chegou a estar na Invicta para se vincular aos dragões. Nessa altura, a sua condição física levantou dúvidas e não houve acordo entre as partes.

Alex regressou ao Brasil continuar a fazer tratamento ao joelho direito nas instalações do Santos. O clube não avançou para um contrato nessa fase. 

A condição física do central não melhorou e Alex descobriu entretanto que teria de ser sujeito a uma intervenção cirúrgica para debelar o problema, já que perdeu toda a cartilagem do joelho. Assim, aos 34 anos, decidiu parar.

«Decidi, junto a minha família, por me aposentar. Já estou parado há algum tempo e ficaria mais nove meses depois da cirurgia. Sentia muitas dores, não dava mais para suportar, e a lesão agravou", explicou Alex ao globoesporte.com.