A oitava jornada do Brasileirão teve reservado o derby carioca entre o Vasco e o Fluminense (3-1). Juninho Pernambucano foi a figura do jogo com um golo e uma assistência, neste que foi o seu regresso ao Vasco.

O palco foi o novo Maracanã, que abriu as suas portas aos jogos do campeonato nacional brasileiro pela primeira vez. Num estádio com cerca de 34 mil adeptos, Juninho abriu o marcador aos 17 minutos e viu, para complicar as contas ao campeão Fluminense, Fred ser expulso ao minuto 25.

O Flu, que teve Deco a titular (foi substituído ao intervalo), viu André ampliar a vantagem no primeiro minuto da segunda parte, com um passe na desmarcação de Juninho, o veterano criativo que voltou ao Vasco depois de ter jogado nos Estados Unidos. Dez minutos depois os campeões reduziram a vantagem, com um golo de Carlinhos.

Mas as coisas complicaram-se para o Flu com uma segunda expulsão, a de Digão por acumulação de amarelos. E ao minuto 82, já contra nove jogadores e já sem Juninho em campo, o Vasco marcou o 3-1 final, através de Carlos Tenorio, que levou os adeptos vascaínos à loucura.

No outro jogo grande da oitava jornada do Brasileirão, o Internacional venceu em casa o Flamengo com o golo solitário de Juan aos 90 minutos. O defesa, que iniciou a sua carreira no Flamengo, não festejou o golo por respeito à sua antiga equipa.

O Coritiba, segundo classificado do campeonato brasileiro com os mesmos 16 pontos do líder Botafogo, foi à Vila Belmiro empatar com o Santos por duas bolas. Os outros dois empates da jornada deram-se no jogo entre o Atlético Paranaense e o Corinthians por um igual, e o Vitória e o Bahia, quarto e quinto classificados respetivamente, também empataram, num jogo sem golos. O Goiás venceu por 2-1 a Portuguesa, que se encontra neste momento no penúltimo lugar com sete pontos.

Neste momento o Botafogo lidera com os mesmos 16 pontos que o Coritiba. Conhecido pela sua competitividade, o campeonato brasileiro tem neste momento Corinthians, Fluminense, Flamengo e São Paulo (todos candidatos ao título) entre o 13º e 16º lugares da tabela.

Na próxima jornada há dois derbies, carioca e paulista, com o Flamengo a receber o Botafogo e o Corinthians a defrontar o São Paulo.