O Bayern Munique vai consolidando o domínio no futebol alemão já não apenas com pontos atrás de pontos, títulos atrás de título, mas, agora, também com recordes. Os últimos dias vinham sendo os dias de Robert Lewandowski com golos atrás de golos e marca inéditas. Este sábado foi a vez de a equipa fazer história.

A vitória sobre o Werder Bremen foi a nona na Bundesliga 2015/16 em nove jornadas disputadas. Com nove em nove, o Bayern estabeleceu um novo recorde na liga alemã para o melhor arranque de sempre no campeonato.
 


Com o máximo dos 27 pontos possíveis em nove jogos conquistados, o Bayern já tem mais sete pontos do que o segundo classificado Borussia Dortmund e acentua o seu domínio com uma capacidade concretizadora assinalável.

São 29 os golos já conseguidos pela equipa de Pep Guardiola na Bundesliga. Em nove partidas disputadas com um total de quatro golos sofridos, a média de golos concretizados é superior a 3 por jogo. Em nove, apenas três das vitórias dos bávaros foram pela margem mínima:

1ª jornada: Bayern-Hamburgo, 5-0
2ª jornada: Hoffenheim-Bayern, 1-2
3ª jornada: Bayern-B. Leverkusen, 3-0
4ª jornada: Bayern-Augsburgo, 2-1
5ª jornada: Darmstadt-Bayern, 0-3
6ª jornada: Bayern-Wolfsburgo, 5-1
7ª jornada: Mainz-Bayern, 0-3
8ª jornada: Bayern-B. Dortmund, 5-1
9ª jornada: Werder Bremen-Bayern, 0-1

O melhor arranque de sempre no campeonato alemão não está distante dos recordes das outras grandes liga europeias. Entre as chamadas «big 5», um arranque com nove triunfos consecutivos está no meio dos respetivos começos em outros pontos da Europa. Só em Portugal mesmo é que o recorde do Benfica assume uma dimensão fora de comparações.

Melhores arranques das principais ligas europeias:

França – LILLE – 1936/37 – 8 vitórias
Inglaterra – TOTTENHAM – 1960/61 – 11 vitórias
Espanha – REAL MADRID – 1968/69 – 9 vitórias
Itália – ROMA – 2013/14 – 10 vitórias
Alemanha – BAYERN MUNIQUE – 2015/16 – 9 vitórias
Portugal – BENFICA – 1972/73 – 23 vitórias

Ter o melhor arranque e, sobretudo, um arranque daqueles não significa, no entanto, a garantia de ganhar o campeonato. Nem todos o conseguiram. Em França, o Lille acabou por ficar em quinto lugar naquela época, assim como a Roma não conseguiu melhor do que o segundo lugar no final da prova.

No caso deste Bayern, todavia, a aposta noutro qualquer candidato à vitória na presente Bundesliga assumirá sempre um caráter de risco. O clube bávaro é o atual tricampeão da Alemanha culminando um domínio verificado a partir da década de 1970. Só neste século (nas últimas 15 épocas), o Bayern foi nove vezes campeão somando mais sete Taças da Alemanha – sendo que em 2012/13 fez o «triplete» com a Liga dos Campeões.

Em toda a história dos campeonatos da Alemanha só o Borussia Mönchengladbach conseguiu ser tricampeão para além do clube de Munique. O Bayern já foi «tri» cinco vezes e é não só o maior candidato a (re)ganhar o título nacional germânico como a ser o primeiro tetracampeão história do futebol alemão.

Com Robert Lewandowski a marcar o início do campeonato com as suas marcas pessoais de cinco golos em nove minutos saindo do banco e mais de 100 golos na liga alemã (tem atualmente 103), o Bayern não precisou neste sábado dos golos do avançado polaco para ganhar em Bremen.



Já com 12 golos em nove jogos sendo o líder da tabela dos melhores marcadores da Bundelisga, Lewandowski é já apontado como possível sucessor de Gerd Müller como o melhor marcador de sempre de uma edição do campeonato – cujo recorde está nos 40 golos. É o que se verá no final da prova.

Na próxima jornada da liga alemã, contudo, o Bayern pode voltar a fazer história e não é só ampliando o melhor arranque de sempre para 10 triunfos. Ganhando, a equipa bávara chegará à vitória 1.000 na Bundesliga.

A esta velocidade de pontuação, não é só a perspetiva do «tetra» que vai ganhando realidade; são também as mais recentes marcas conseguidas já no passado (muito recente) pelo grande dominador do futebol alemão que podem servir como alento extra para as jornadas seguintes: em 2013/14, o Bayern garantiu o título de campeão a sete jornadas do final.