As competições profissionais do futebol português vão ter uma paragem de inverno na época 2019/2020, confirmou o Maisfutebol junto de fonte da Liga.

Na próxima semana, apurou o nosso jornal, a direção do organismo liderado por Pedro Proença vai reunir com os clubes para a confirmação definitiva das datas para a próxima temporada, numa Assembleia Geral. Este encontro surge após duas reuniões realizadas entre os representantes dos clubes e o organismo, no fim do mês de abril, que permitiram a apresentação das propostas. Nestes dois momentos, nem todos os emblemas das provas profissionais estiveram presentes.

O debate sobre o tema começou a ser pautado em janeiro, numa reunião entre os treinadores da Liga, após a qual o diretor técnico nacional, José Couceiro, apontou que seria «preferível ter mais jogos no início e ter menos jogos concentrados» a meio da época.

Desde então, Liga e Federação estão em articulação e em contacto para o reajustamento do calendário. Tudo isto para uma época que, naturalmente, já iria obrigar a atenções particulares, uma vez que antecede a realização do Europeu de 2020.

Ainda que a mesma fonte da Liga tenha dado como possível intervalo para a interrupção de inverno «a última semana de dezembro e início de janeiro», o Maisfutebol apurou que esta tem como hipótese praticamente certa, na I Liga, o último fim de semana de dezembro, dias 27 e 28. A dita fonte garantiu, por outro lado, que a II Liga «não vai ter qualquer paragem de inverno».

Desta forma, a última jornada de 2019 no principal campeonato deve realizar-se no fim de semana de 14 e 15 do mesmo mês, com o ano civil a concluir-se, como já tem sido habitual, com a realização de uma jornada da fase de grupos da Taça da Liga: esta está prevista, então, para os dias 21 e 22. Depois disso, a competição na I Liga aponta para o regresso a 4 e 5 de janeiro de 2020, primeiro fim de semana do próximo ano.