O Varzim garantiu esta quarta-feira o regresso à II Liga ao empatar com o Casa Pia (1-1), no Estádio Pina Manique, num jogo dramático da segunda mão do play-off de promoção do Campeonato Nacional de Seniores, fazendo valer a vitória no primeiro jogo por 2-0.
 
Um espetacular golo de Nelsinho, com um chapéu a Miguel Soares, a dez minutos do final, deu início à festa dos poveiros.
 
Um jogo de nervos depois do Casa Pia ter ganho vantagem cedo, aos 22 minutos, numa grande penalidade convertida por João Coito, num lance que ditou ainda a expulsão do guarda-redes poveiro Pedro Soares. Quim Berto prescindiu do avançado Diego Mourão para lançar Ricardo para a baliza  e o Varzim, mesmo com menos um homem em campo, teve um oportunidade soberana para empatar, ainda na primeira parte, com um livre de Rui Coentrão que foi devolvido pelo poste.


O Casa Pia, que precisava de marcar mais dois golos, uma vez que em casa de igualdade na eliminatória [não contam os golos fora], o critério de desempate [diferença de golos de ambas as formações na fase «apuramento de campeão»] era favorável ao Varzim.
 
Os nervos cresceram até perto do final do jogo até que, a dez minutos do final, Nelsinho, com o tal chapéu, serenou os ânimos dos adeptos do Varzim.
 
O Varzim está, assim, de regresso à II Liga, depois de ter descido pela última vez em 2011, e acompanha o Famalicão e o Mafra, que tinham garantido a promoção direta.
 
FICHA DO JOGO
Estádio Pina Manique, em Lisboa
Árbitro: Renato Gonçalves (AF Guarda)
 
CASA PIA: Miguel Soares, David Rosa (Álvaro Djaló, 76m), Ludgero Aires (Luis Cortez, 46m), Zinho, João Coito, Pedro Ganhão, Ernesto Faísca, Wilson Kenidy, Pedro Dionísio, Filipe Godinho e Gilson Varela.
Suplentes: Alexandre Crespo, Fábio Arcanjo, Gonçalo Gregório, Ivo Braz e Diogo Alpanhão.
Treinador: Fernando Baltasar.
 
VARZIM: Pedro Soares, Tiago Lopes, Sandro, Abel, Nelsinho (Bijou, 81m), Raúl, Diego Mourão (Ricardo, 20m), Pedro Sá, Amilton, Sérgio Organista e Rui Coentrão (Tanela, 59m).
Suplentes: Hernâni, Cercantes, Pedro Santos e João Paulo.
Treinador: Quim Berto.

Ao intervalo: 1-0.
Golos: João Coito (22m, gp) e Nelsinho (80m).
Disciplina: cartão amarelo a Ludgero Aires (28m) e Filipe Godinho (32m), Gilson Varela (47m), Pedro Ganhão (54m), Sérgio Organista (90m); cartão vermelho a Pedro Soares (16m).
Resultado final: 1-1.