A selecção de Angola perdeu este sábado, em Nairobi, diante do Quénia (1-2), em jogo da 6ª e última jornada do Grupo F da fase de qualificação para a CAN-2008. Os Palancas Negras já tinham garantido a qualificação para a fase final que se vai disputar no Gana, no início do próximo ano, mas falharam o objectivo inédito de terminar a fase de qualificação sem derrotas, num jogo que esteve quase para não se realizar.
O jogo correu sérios riscos de não se realizar devido à falta de entendimento entre duas facções da direcção da Federação do Quénia que reclamam a organização do desafio. O Quénia entrou mais determinado e ganhou vantagem, aos 18 minutos, com golo de Patrick. Os palancas ainda empataram, a dez minutos do intervalo, com Manucho Gonçalves a dar o melhor seguimento a um cruzamento de Edson Nobre, mas acabaram por ceder na ponta final do jogo quando David bateu Lama pela segunda vez.
Apesar da derrota, a selecção angolana terminou o Grupo F no primeiro lugar, com 13 pontos, enquanto o Quénia, terceiro classificado, somou apenas sete.
O seleccionador Oliveira Gonçalves reconheceu que Angola esteve «desencontrada» e aceitou como justo o triunfo do adversário. «Jogámos mal, não soubemos parar a bola. Cometemos erros de palmatória», destacou no final da partida.
O facto dos jogadores não terem tido oportunidade de fazer um treino de adaptação não serve de desculpa para o treinador que se queixou da falta de alguns internacionais. «Isso não pode ser desculpa. A equipa jogou mal e a vitória do Quénia não merece contestação. Chegou-se à conclusão que esta equipa não está preparada a jogar sem determinados jogadores», rematou Oliveira Gonçalves à imprensa angolana.
Ficha do jogo
Estádio Nacional, em Nairobi
Árbitro: Katjimune Mathews (Namíbia)
ANGOLA: Lamá, Delgado, Jamba, Kaly (Joãozinho), Tinto, Figueiredo (Nelo), Makanga, Manucho, Edson (Mabiná), Mendonça e Flávio.
Treinador: Oliveira Gonçalves
QUÉNIA: David, Dennis, Ibrahim, Mulinge, Charles (Edgar), Abubucar, John, Collins (Kevim), Anthony, Patrick e Haji (Ali).
Treinador: Shekh Twahir.
Ao intervalo: 1-1
Marcadores: Patrick (18m), Manucho Gonçalves (35m) e David (90m).
Disciplina: cartão amarelo a Edson Nobre.
Resultado final: 1-2.