Se José Mourinho perdeu o rasto a Carlos Alberto, o contrário já não é bem verdade. O técnico português falou em Itália do antigo jogador do F.C. Porto, para dar o exemplo de alguém que se deslumbrou com a Europa, e até confessou que não sabe por onde anda o antigo pupilo. Carlos Alberto estava atento e deu sinal de vida.
«Sei que ele disse que não sabe por onde ando. Se tiver a oportunidade de falar com ele vou dizer-lhe o quanto estou feliz aqui no Vasco da Gama», disse o jogador, que confessa seguir atentamente a carreira do técnico: «Sempre que Mourinho fala, eu paro para ouvir. As coisas que ele diz são sempre úteis. Recordo o tempo que trabalhei com ele, e começo a analisar as suas declarações. Mourinho é um estudioso, foi sempre directo e esclareceu as coisas com os jogadores.»
Depois de sair do F.C. Porto, Carlos Alberto passou por Corinthians, Fluminense, Werder Bremen, São Paulo e Botafogo. Em quase todos estes emblemas a sua influência foi reduzida, mas no Vasco da Gama, onde está emprestado pelo Bremen, voltou a ser craque. «Foi a grande viragem na minha vida, na minha carreira», disse o jogador, em declarações ao site «Globoesportes».
Carlos Alberto assume que se deslumbrou na Europa, onde chegou muito novo, e diz mesmo que a carreira «tinha tudo para dar errado». «Mas deu certo», acrescenta o médio, convicto de que ainda tem muito para dar.