Muriel Muirden, directora da consultora Economics Research Associates (ERA) e especialista em projectos turísticos, identificou em Lisboa algumas oportunidades e desafios que se colocam aos «resorts» turísticos, sublinhando que os próximos dois anos vão ser difíceis para Portugal.
Os efeitos da crise atingiram duramente o Reino Unido, o principal motor do mercado de segundas casas no Algarve, e os preços das habitações só devem voltar a atingir os valores do ano passado em 2012, estimou a responsável da ERA.
Apesar de acompanhar a retracção britânica, Muriel Muirden acredita que Portugal é um destino de recuperação de médio prazo, graças aos desenvolvimentos turísticos recentes ou em curso, que considerou «muito interessantes».
A directora da ERA salientou ainda que Portugal se deve manter fiel aos seus mercados tradicionais, como o britânico, o alemão e o escandinavo, apesar da importância crescente do mercado russo com classes média e alta ansiosas por viajar e gastar.
«O apelo de Portugal vai manter-se para o mercado britânico. Devem manter-se fiéis aos mercados tradicionais» que têm tido bons resultados.
Quanto ao facto de Portugal não estar a captar os russos, Muriel Muirden entende que «isso não é necessariamente mau, porque quando estes entram num mercado, os outros tendem a sair».
«As aspirações são muito diferentes», justificou.
Alentejo tem de ser mais sexy
O golfe continua a dar cartas, mas há desafios a enfrentar, para satisfazer critérios ambientais e turistas mais exigentes.
«O golfe já não é a âncora ideal para um resort, se estiverem isolado», avisou.
A responsável da ERA frisou que Portugal mantém o seu potencial no Algarve e na costa, mas considerou que o Alentejo interior, sustentado pelo Alqueva, só vai funcionar «se se posicionar de forma mais sexy», valorizando a história, a comida e o vinho.
«Tem de se desenvolver uma marca forte para o Alentejo, porque a escolha tende sempre a recair na costa. Tem de se criar uma vontade», afirmou, adiantando que a água do lago vai ser importante, «mas é preciso garantir a qualidade».
Por outro lado, a relação preço/qualidade não deve ser demasiado ambiciosa.
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