Os clientes ingleses são os principais compradores do mercado imobiliário de luxo no Algarve, representando 70 por cento do total. Esta é uma das conclusões do estudo «Portugal-The Luxury Residential Tourism Market 2008».

Já a Irlanda pesa 15% deste mercado na zona algarvia, enquanto os portugueses representam 5%.

Mas se no Algarve os clientes dominam, o mesmo não acontece na zona do Estoril, em que pesam apenas 20% do total. A grande fatia deste mercado cabe aos portugueses com mais de 50%. A restante percentagem é dividida por 20 nacionalidades.

«O Algarve continua a ser o local de eleição, o que é fácil de explicar, uma vez que o marketing desta região já tem mais de 30 anos», esclarece o Managing Director da IRG, Maurice Elst, uma das empresas promotoras deste estudo.

O responsável acredita, no entanto, que esta diferença poderá ser reduzida a curto prazo com a aposta em marketing por parte de outras regiões, como é o caso da Costa Azul (que abrange várias áreas que vai desde Almada a Grândola). «Esta zona só há uns dois anos é que começou a apostar fortemente no turismo», reconhece o mesmo.

O estudo elaborado pelo IRG e Prime Yield teve em conta a análise de 10 empreendimentos residenciais, 13 empreendimentos condomínio e 4.200 unidades tratadas em 2007 e primeiros meses de 2008. Esta amostra, de acordo com os promotores, representa mais 600 unidades em relação a 2006.