Entre os dias 7 e 10 de Julho, a Sociedade Hípica Portuguesa recebeu no Hipódromo do Campo Grande o XXIII Festival Internacional do Cavalo Lusitano.

Em destaque estiveram os melhores exemplares do Cavalo Lusitano com demonstrações da Escola Portuguesa de Arte Equestre, provas de funcionalidades - Dressage, Equitação à portuguesa e Equitação de trabalho - e ainda o Concurso de Modelos e Andamentos.

Os quatro dias de competição revelaram vários vencedores nas diferentes categorias a concurso. Na categoria Melhor Criador foi a Coudelaria de Santa Margarida distinguida em competição com reconhecidas coudelarias como Monte Velho, Coudelaria Veiga ou a Companhia das Lezírias.

O Concurso de Modelos e Andamentos distinguiu o Cavalo Lusitano em duas categorias ¿ Prova de Machos e Prova de Fêmeas. Escorial, da Caudelaria Santa Bárbara, foi o grande Campeão Macho, sendo o título de Campeã Fêmea atribuído á Égua Dihamante, da Caudelaria Monte Velho.

No dia 9 de Julho, o Jantar de Gala proporcionou momentos de convívio e celebração aos fãs da tradição hípica em Portugal, seguido do Espectáculo Equestre composto por apresentações de Sorraias, cabrestos e Desfile de Atrelagem.