Anthony Stokes, ponta-de-lança do Falkirk, é o jogador do momento na Escócia. Emprestado pelo Arsenal à equipa onde também alinham os portugueses Pedro Moutinho, Vítor Lima e Jonas, Stokes fez dois «hat-tricks» consecutivos. Primeiro, frente ao Dundee United e neste fim-de-semana ao Dunfermline, tornando-se o primeiro atleta a alcançar este feito na liga escocesa.
Entusiasmado com o que viu do jovem de 18 anos, Gordon Strachan, treinador do Celtic, confessou esta segunda-feira ter enviado «olheiros» do clube para observarem Stokes em acção. Curiosamente, os «católicos» de Glasgow, adversários do Benfica na Liga dos Campeões, defrontam esta terça-feira o Falkirk.
«Ainda não consegui ir vê-lo jogar, mas temos pessoas do clube a segui-lo e jogámos recentemente contra ele. Tem feito exibições fantásticas. Vir para aqui, emprestado pelo Arsenal, foi uma excelente opção que fez. Teve esta oportunidade e disse: ¿sim, vou agarrá-la e jogar ao mais alto nível», disse Gordon Strachan.
Stokes deverá ser chamado pela primeira vez à selecção da Rep. Irlanda para o jogo frente a San Marino, a contar para a fase de qualificação do Europeu de 2008. A convocatória é conhecida precisamente nesta terça-feira.