O Tottenham bateu o Milan em pleno Estádio de San Siro (1-0), em jogo da primeira mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões e ganhou uma importante vantagem para o segundo jogo em White Harte Lane. Os ingleses, que tinham vencido o grupo com o Inter, foram mais fortes na primeira parte e chegaram ao golo em contra-ataque quando os «rossoneri» apostavam tudo no ataque à baliza de Gomes. Uma noite para esquecer para Ibrahimovic e companhia.

A equipa de Harry Redkapp, mesmo sem Gareth Bale (lesionado), entrou melhor no jogo e esteve sempre mais perto de marcar, diante de um Milan que, sem reforços, demorou a entrar no jogo. A equipa italiana sofreu ainda um revés, aos 18 minutos, com o guarda-redes Abbiati a sair lesionado, a queixar-se de dores de cabeça, depois de um choque, e a ceder o seu posto a Amelia. Crouch, Van der Vaart e Peinaar tiveram boas ocasiões para abrir o marcador, enquanto o Milan só se mostrou perto do intervalo com um remate de Robinho.

Locomotiva Lennon serve Crouch

Allegri não esperou e procurou dar nova dinâmica à sua equipa com a entrada de Pato para o lugar de Seedorf. O Milan melhorou, cresceu, mas com o passar dos minutos, com o resultado em branco, perdeu o rigor táctico na procura do golo. Yeppes, com duas cabeçadas, ainda obrigou Gomes a defesas apertadas e parecia que o golo rossonero estava iminente.

A equipa italiana, com Ibrahimovic e Robinho sem pontaria, carregava quando, aos 80 minutos, Lennon, lançado por Modric, escapou a toda a gente, correu meio-campo, quem nem uma locomotiva, passou por Yeppes e ofereceu o golo a Peter Crouch que só teve de encostar.

O Milan ainda voltou à carga, agora mais com o coração do que com a cabeça, e, já em tempo de descontos, Ibrahimovic ainda introduziu a bola na baliza dos «Spurs», mas antes de rematar empurrou Dawson e o golo foi bem anulado.

Já depois do apito final, com os nervos à flor da pele, Gattuso (quem mais?) envolveu-se numa discussão com um dos adjuntos de Harry Redkapp e atingiu-o com uma cabeçada. Um gesto que não deve deverá escapar à mão pesada da disciplina da UEFA.

FICHA DO JOGO

Estádio Giuseppe Meazza, em Milão

Árbitro: Stéphane Lannoy (França)

Assistentes: Eric Dansault e Laurent Ugo

MILAN: Abbiati (Amelia, 18m); Abate, Nesta, Yepes e Antonini; Gattuso, Thiago Silva, Seedorf (Pato, 46m) e Flamini; Robinho e Ibrahimovic.

Treinador: Massimiliano Allegri.

TOTTENHAM: Gomes; Corluka (Woodgate, 59m), Gallas, Dawson e Assou-Ekotto; Lennon, Palacios, Sandro e Pienaar (Kranjcar, 77m); Van der Vaart (Modric, 62m) e Crouch.

Treinador: Harry Redknapp.

Ao intervalo: 0-0.

Marcador: Peter Crouch (80m).

Disciplina: cartão amarelo Flamini (55m), Yepes (61m) e Gattuso (76m).

Resultado final: 0-1.