O Lusitanos FC, composto na sua maioria por emigrantes portugueses, vai ter pela frente, na próxima terça-feira, 2 de julho, a primeira ronda de qualificação para a Liga dos Campeões, frente à equipa das Ilhas Faroé EB/Streyur.
Os bicampeões de Andorra perseguem a primeira vitória em competições europeias, depois de na última época, na fase de qualificação para a Liga Europa, terem sido eliminados pelo Valletta FC, por um resultado agregado de 9-0.
«Temos de tentar fazer um bom jogo e ter a certeza de que damos uma boa impressão de nós próprios, ao mesmo tempo que nos mantemos concentrados em competir», afirmou Carlos Sánchez, treinador dos Lusitanos, citado pelo site da UEFA.
O técnico está consciente das dificuldades. «É necessário um grande esforço para nós, equipas de Andorra, chegarmos lá (Champions). Por essa razão, estamos a trabalhar de uma forma séria, e olhamos para este embate como se fosse uma final.»
A equipa das Ilhas Faroé encontra-se em terceiro lugar a nove pontos do líder no seu próprio campeonato, que começou em março. A diferença de ritmo entre as duas equipas é algo que preocupa Sánchez, visto a liga andorrense ter terminado em Abril. O treinador do Lusitanos, que tem estudado o seu adversário através de vídeos do youtube, falou da importância do primeiro jogo em casa, que para ele será a «chave» da eliminatória.
Do lado do EB/Streyur, mesmo tendo falhado as duas últimas oportunidades de qualificação em anos sucessivos para a Liga Europa, o treinador mostra-se confiante na vitória. «Acredito que tenho uma boa oportunidade para seguir em frente e é certamente isso que nós temos a intenção de fazer», concluiu o treinador da equipa das Ilhas Faroé, Rúni Nolsoe.