Os Lusitanos de Andorra, clube fundado por emigrantes portugueses há catorze anos, não foi além de um empate diante do EB/Streymur (2-2), das Ilhas Feroé, em jogo da primeira mão da primeira pré-eliminatória da liga milionária.

A equipa «portuguesa» procurava a sua primeira vitória na competição em sete tentativas e chegou a estar a vencer por 2-0, mas deitou tudo a perder depois de desperdiçar uma grande penalidade na segunda parte e permitiu o empate diante de um adversário reduzido a dez.

Os campeões de Andorra já tinha tentado em 2010 e 2011, sem sucesso, e na temporada passada caíram com estrondo diante do La Valettta de Malta, com um resultado conjunto de 0-9. Mas esta terça-feira, a equipa comandada por Carlos Sánchez entrou determinada a conseguir o primeiro triunfo e ao fim de meia-hora já vencia por 2-0, com dois golos de Martinez, o primeiro de grande penalidade.

Os Lusitanos pareciam ter o jogo controlado ao intervalo e, aos 62 minutos, contaram com uma oportunidade soberana para matar o jogo quando Hanssen fez uma falta na área e foi expulso. No entanto, Bruninho desperdiçou desde a marca de castigo máximo e jogo tornou num pesadelo para a equipa de Andorra. Cinco minutos depois do penalty perdido, a equipa de Streymur, mesmo reduzida a dez, empatou o jogo com dois golos de rajada, o segundo também numa grande penalidade, ambos marcados por outro Hanssen.

O sonho dos Lusitanos esfumou-se, assim em apenas dois minutos, mas para a semana está já marcada uma nova tentativa, no jogo da segunda mão, mas agora longe de casa.