Siga o FC Porto-Lille EM DIRETO

O momento

FC PORTO: «Podemos conseguir em dois jogos o que não se conseguiu num ano». Julen Lopetegui, pouco interessado em frases marcantes, admitiu a importância do jogo desta terça-feira. Antes de mais, é a forma de o FC Porto começar a apagar o péssimo desempenho da época passada. A presença na fase de grupos da Liga dos Campeões tem uma importância tremenda no capítulo desportivo e financeiro. A Champions tem um impacto considerável no orçamento anual do FC Porto, para além das transferências. Saíram Castro, Iturbe, Fernando e Mangala mas os dragões fizeram um investimento forte para recuperar o trono nacional. Como tal, precisam dos milhões. Após a rotação promovida em Paços de Ferreira, Lopetegui deve recuperar unidades como Herrera, Óliver e Brahimi. A maior dúvida prende-se em torno de Ricardo Quaresma, mas o português pode regressar ao onze, com Rúben Neves (o mais fatigado dos médios) a fazer o caminho inverso. Tello é a grande baixa. Em suma, hipótese de redenção europeia para o FC Porto e Quaresma.

LILLE: René Girard, um respeitável treinador francês que conquistou o título nacional, não cede e mostra-se incomodado com a perspetiva de uma eliminatória resolvida. «As nossas férias já acabaram», atirou, a propósito da visita a Portugal. O Lille joga melhor fora de casa, como recordou Lopetegui, mas aposta sobretudo em transições rápidas. Terá mais dificuldades em assumir o jogo. Para além disso, o ataque apresenta baixos níveis de eficácia e o Lille terá de marcar no Dragão. Mas quando tudo parece apontar para o FC Porto, o bom senso aconselha prudência.

Ausências:

FC PORTO: Tello, Opare e Hélton lesionados

LILLE: Marko Basa lesionado

Discurso direto

JULEN LOPETEGUI: «Temos que fazer tudo perfeito. Temos que fazer as coisas ainda melhor do que em Lille. Amanhã temos de ir ao limite, é futebol ao mais nível. É um Lille que joga melhor fora que em casa, um rival que não perdeu nas visitas ao Mónaco ou ao Paris Saint-Germain no ano passado. Temos de dar 100 por cento, 99,99 não chega.»

RENÉ GIRARD: «Não viemos cá para passar o tempo. Disse que o FC Porto era favorito antes da eliminatória entretanto perdemos em casa mas vamos lutar. Sabemos que a parte financeira, o orçamento, é bem mais importante para o Porto do que para o Lille, mas as nossas férias acabaram e viemos cá para discutir a eliminatória.»

Histórico de confrontos:

Um jogo apenas e de boa memória para os portugueses. Foi na semana passada, num Estádio Pierre-Mauroy com a cobertura fechada. O FC Porto chegou à vitória com um golo de Héctor Herrera, após cruzamento de Tello e cabeceamento de Jackson Martínez para defesa incompleta de Enyeama.

Equipas prováveis: