Líder do campeonato suíço, surpresa da Liga dos Campeões. O Basileia é a equipa menos cotada e a segunda pior classificada no ranking entre as que poderiam calhar ao FC Porto nos oitavos de final da Champions. Ocupando o 17º lugar fica, apenas, acima da Juventus, que é 21º.
 
A equipa do português Paulo Sousa, que chegou este ano, foi, contudo, a grande surpresa da fase de grupos, seguindo em frente e deixando pelo caminho o Liverpool.
 
Os suíços foram empatar a Inglaterra na última jornada, resultado que garantiu a passagem para os oitavos, atrás do Real Madrid.
 
TODOS OS JOGOS DOS OITAVOS DE FINAL

Sem grandes estrelas, destaca-se o ex-benfiquista Derlis Gonzalez, que está a ter o espaço que nunca dispôs na Luz. Os bem conhecidos Marco Streller, Xhaka e Fabian Frei são os restantes nomes mais conhecidos, para além do veterano Walter Samuel.

No campeonato, o Basileia lidera confortavelmente, com oito pontos de avanço para o Zurique.
 
Defrontar os suíços é, também, entrar no desconhecido para a equipa de Julen Lopetegui. O FC Porto nunca defrontou o Basileia mas está longe de poder dizer que a cidade é desconhecida. Afinal, foi lá que disputou a primeira final europeia da sua história.
 
Em 1984, o FC Porto decidiu a final da Taça das Taças frente à Juventus, acabando por perder 2-1. O golo portista foi apontado por António Sousa.
 
EQUIPA TIPO: Vaclíc; Schar, Suchy e Safari; El-Neny e Fabian Frei; Xhaka, Zuffi e Gashi; Marco Streller e Derlis Gonzalez
 
PLANTEL DO BASILEIA
 
Guarda-redes: Tomas Vaclík, Germano Vailati e Pascal Albrecht
 
Defesas: Philipp Degen, Arlind Ajeti, Walter Samuel, Ivan Ivanov, Fabian Schar, Marek Suchy, Behrang Safari, Naser Aliji e Michael Gonçalves
 
Médios: Luca Zuffi, Serey Dié, Matías Felgado, Fabian Frei, Shkelzen Gashi, Marcelo Díaz, Ahmed Hamoudi, Mohamed El-Neny, Taulant Xhaka e Davide Callà
 
Avançados: Derlis Gonzales, Marco Streller, Kakitani, Giovanni Sio e Embolo.