O Chelsea colocou os portugueses Paulo Ferreira e Hilário na lista de jogadores livres, divulgada nesta sexta-feira pela Premier League. No ano em que chega de novo José Mourinho, estão assim de saída do plantel os portugueses que restavam. Aliás, ambos tinham chegado ao clube inglês quando Mourinho era o treinador.

Todo o mercado em tempo real

São jogadores em fim de contrato. Paulo Ferreira, de 34 anos, termina uma ligação de nove anos ao Chelsea, onde chegou em 2004 com Mourinho. Sai com três títulos de campeão inglês, com uma Liga dos Campeões e despediu-se como jogador dos Blues com a Liga Europa que o Chelsea venceu em Amesterdão, frente ao Benfica. Quanto a Hilário, chegou em 2006 para ser a alternativa à baliza que foi nestes sete anos. O futuro de ambos os jogadores ainda não é público.

A lista de jogadores livres do Chelsea integra ainda Benayoun, Malouda e Turnbull. São futebolistas que os clubes comunicam como jogadores dispensados, um procedimento obrigatório na Premier League. Além desta, têm de apresentar também uma lista dos jogadores retidos, os que continuam sob contrato. A Premier League salvaguarda no entanto que alguns dos jogadores incluídos na lista de «free transfers», que tem de ser apresentada ainda em maio, podem afinal acabar por ficar no clube.

O rol de dispensados da Premiership inclui muitos nomes ilustres. O Manchester City libertou Wayne Bridge, Roque Santa Cruz e Kolo Touré, além de Filippo Mancini, o filho de Roberto Mancini, treinador despedido ainda antes do final da época.

O Tottenham de André Villas-Boas dispensou William Gallas, além de David Bentley, entre outros. Titus Bramble (Sunderland) ou Mark Schwarzer (Fulham) são outros dos jogadores livres no mercado. Além, claro, de três nomes sonantes do Arsenal que já eram conhecidos: Arshavin, Denilson e Squilacci.