A confirmação partiu do próprio André Villas-Boas. Em Banguecoque, onde se fixa actualmente a pré-época do Chelsea, o treinador português falou do reforço Oriol Romeu. Os «blues» têm ainda de consumar o acordo com o jovem médio espanhol, que está a preparar o Mundial sub-20, mas cinco milhões de euros já convenceram o Barcelona a fazer negócio.

«É uma zona do plantel em que temos poucos jogadores, devido à lesão do Michael Essien, e o Oriol é um jogador com um grande futuro. Ainda tem de evoluir. O Barcelona B teve um grande ano na segunda divisão espanhola, terminando em terceiro lugar. O Oriol teve uma lesão e apareceu tarde, mas ainda a tempo de chegar à equipa principal. É um dos jovens mais talentosos daquela posição, e esperamos chegar a acordo com ele e vê-lo passar os exames médicos», disse Villas-Boas, em declarações reproduzidas pelo site oficial do clube.

O interesse do técnico no jogador de 19 anos reporta aos tempos do F.C. Porto. Oriol Romeu estava também muito bem referenciado no Benfica e no Sporting, clubes que chegaram mesmo a fazer sondagens por ele no presente defeso. Nascido na Catalunha, o médio começou por jogar no Espanhol, mas em 2004 mudou-se para La Masía. Quatro anos depois ajudou a Espanha a sagra-se campeã europeia de sub-17, e há cerca de um ano fez a estreia pela equipa principal do Barcelona. Guardiola deu-lhe a titularidade na primeira mão da Supertaça, frente ao Sevilha.