O suíço Gino Mader (Bahrain Victorious) fez render o sofrimento que colocou numa fuga para vencer a sexta etapa da Volta a Itália em bicicleta.
Mader, de 24 anos, cumpriu os 160 quilómetros entre Grotte di Frasassi e o final da subida a San Giacomo, em Ascoli Piceno, em 4:17.52 horas, gastando 12 segundos menos do que o colombiano Egan Bernal (INEOS), segundo, e o irlandês Dan Martin (Israel Start-Up Nation), terceiro.
Na geral, o líder da juventude, o húngaro Attila Valter (Groupama-FDJ), ascendeu à liderança da prova ao ser 12.º, a 29 segundos. Valter ‘roubou’ a camisola rosa ao italiano Alessandro de Marchi (Israel Start-Up Nation).
Já o belga Remco Evenepoel (Deceuninck-QuickStep), quarto na etapa, é segundo na geral, a 11 segundos, enquanto Bernal é terceiro, a 16, após um dia em que ambos deram prova de força perante os outros candidatos.
Entre os portugueses, Ruben Guerreiro (Education First-Nippo) é agora o melhor na geral, no 23.º posto a 3.06 minutos, depois de ser 25.º na tirada, enquanto Nelson Oliveira (Movistar) caiu do terceiro para o 37.º posto ao ser 56.º, num dia de trabalho para o espanhol Marc Soler, agora 13.º na geral.
Quanto a João Almeida, o trabalho junto de Evenpoel, agora chefe de fila da equipa, rendeu-lhe o 16.º posto na etapa e uma subida de 10 lugares para o 28.º posto, agora a 4m49 do ‘maglia rosa’.