O crescimento do valor financeiro dos clubes brasileiros é bem claro nos números apresentados.

Desde 2004, tem sido sempre a crescer, numa dimensão facilmente identificável.

Um estudo da consultora BDO, publicado em 2012, analisou as 17 marcas mais valiosas entre os clubes brasileiros e apontou factores para o nítido crescimento.

Os 17 clubes analisados foram divididos em quatro áreas geográficas: São Paulo (Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos); Rio de Janeiro (Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama e Botafogo); Minas Gerais (Cruzeiro e Atlético Mineiro); Rio Grande do Sul (Grêmio de Porto Alegre e Inter de Porto Alegre); Paraná (Atlético Paranaense e Coritiba); Baía (Bahia e Vitória) e Sport Recife (Pernambuco).

O estudo da BDO concluiu que, entre 2003 e 2011, o valor destas 17 marcas juntas subiu 235% e tudo indica que continuará a crescer nos próximos anos.

Razões para este crescimento? O estudo da BDO aponta seis grandes áreas: a profunda evolução dos valores recebidos com direitos de transmissão televisiva; a continuidade da ampliação das receitas de cada entidade com marketing, estádios, sócios e media; aumento dos valores recebidos dos patrocinadores e ampliação do interesse de empresas em se associar aos clubes; maior participação dos adeptos nos negócios gerados pelas entidades; melhoria constante do poder de compra dos consumidores brasileiros; aquecimento da economia brasileira.

As consequências estão à vista: em 2004, as 17 marcas acima expostas valiam 1,82 mil milhões de reais; esse valor subiu para 3,43 em 2009; 3,94 em 2010; 4,33 em 2011 e 5,38 mil milhões em 2012.

Tudo indica que, para 2013 e 2014, com a realização da Confederações e o aproximar do Mundial-2014, esses números continuem a subir.