A polícia fechou a principal estação de comboios de Genebra, Suiça, por mais de duas horas na terça-feira à noite devido a um falso alerta de bomba.

Parte do centro da cidade, sede europeia das Nações Unidas, também foi encerrada após uma chamada anónima ter informado que outra bomba teria sido deixada numa loja.

«A estação está segura», disse um porta-voz da polícia após uma busca feita por especialistas em explosivos auxiliados por cães, escreve a Reuters.

A operadora ferroviária suíça SBB disse que mais de 10 mil passageiros foram afectados pelo alerta de bomba.

A circulação ferroviária, que estava interrompida desde o alerta de bomba às 18horas locais (17horas em Lisboa), foi restabelecida às 20h45 locais (19h45), anunciou um comunicado dos caminhos-de-ferro suíços.

Autoridades da Suíça já tinham informado a ONU na semana passada sobre um «possível ataque terrorista» contra a sua sede europeia. Mas a polícia disse que não havia indicação de que as ameaças estivessem relacionadas com esse aviso.

Este é o segundo alerta de ameaça de bomba em menos de uma semana, em Genebra, desde que, a 5 de Outubro, a sede nas Nações Unidas na cidade procedeu a um reforço das medidas de segurança.

A sede da Nações Unidas em Genebra - a maior, depois da de Nova Iorque - alberga todas as agências humanitárias da ONU. Todos os anos, acolhe mais de 8 mil reuniões de diferentes níveis e emprega 4 mil pessoas.