Portugal nem sequer marcou presença na fase final do Campeonato do Mundo de sub-17, disputado na Nigéria, mas ainda assim houve um português que ergueu o troféu. A campeã Suíça contava na sua equipa com um nome bem lusitano: André Caetano Gonçalves.
Este defesa ou médio direito já nasceu em solo suíço, mais concretamente na cidade de Meiringen (Berna), mas também tem bilhete de identidade português. Os pais, emigrantes, são oriundos da zona de Tomar. «Costumo ir lá passar as férias de Verão e também no Natal. Tenho lá a família dos meus pais e gosto bastante de lá ir», conta André, em conversa com o Maisfutebol.
Os primeiros pontapés na bola foram dados no Rapperswil-Jona (St. Gallen). Depois mudou-se para o FC Glarus, onde ainda hoje joga o irmão Miguel, guarda-redes de 24 anos. Em 2006, com 14 anos, foi para a academia do FC Zurique, clube que representa actualmente.
André Gonçalves sagrou-se campeão do mundo de sub-17 no passado dia 15 de Novembro. A Suíça conseguiu derrotar na final a anfitriã Nigéria (1-0). O jovem luso-suíço marcou presença nos sete jogos que a sua equipa fez, e até marcou um golo à Alemanha, nos oitavos-de-final (veja o vídeo no final). «Vencer o Mundial foi extraordinário. Ainda mais pelo facto de a Suíça ter surpreendido», adianta.

O futebol helvético não está associado a grandes conquistas, pelo menos no que diz respeito à selecção principal, mas as equipas mais jovens têm dado cartas nos últimos tempos. André diz que é fruto do trabalho que tem sido desenvolvido no país: «Aqui trabalha-se bem na formação. Não só na federação mas também nos clubes, que têm apostado mais nos jovens.»
Pensar bem antes de optar por Portugal ou Suíça
Embora se tenha sagrado campeão do mundo com a Suíça, André ainda pode vir a representar Portugal. A «troca» pode ser feita até aos sub-21, mas o jogador assume que está dividido. «Se houvesse interesse de ambas as partes teria de pensar bem», limita-se a dizer.
Seja como for, André está atento ao futebol português e revela que torce pelo Sporting. Cristiano Ronaldo é o jogador preferido, claro está, mas Deco e Pepe também merecem referências. Assim Bosingwa, com que se identifica mais. «Sou bastante rápido e quando jogo a lateral direito sou muito ofensivo», contou-nos André.
Com Suíça e Portugal presentes no Mundial da África do Sul, o jovem luso-suíço já «teme» novo duelo entre as suas duas pátrias, à semelhança do que aconteceu no Euro 2008. «Se acontecer, espero que ganhe Portugal, pois tem mais hipóteses de vencer», explica o jovem jogador, já depois de ter feito a sua análise ao triunfo sobre a Bósnia: «Fiquei contente. A qualificação foi conseguida à rasca, mas jogaram bem.»
Integrado nos sub-21 do FC Zurique, André Gonçalves ambiciona agora chegar à equipa principal, que só representou ainda em jogos particulares. Jogar em Portugal é uma hipótese que acolhe com agrado.
Veja o resumo do Suíça-Alemanha dos oitavos-de-final do Mundial de sub-17, no qual André Gonçalves marca um golo e ainda evita um tento alemão em cima da linha de golo: