O secretário de Estado da Juventude e Desporto (SEJD), João Paulo Rebelo, defende o regresso do público aos estádios se houver condições de segurança por causa da pandemia de covid-19.

«Desde que haja condições de total responsabilidade, defenderei a presença de público nos espetáculos desportivos», afirmou o governante, em declarações no Canal 11.

«Reconhecendo diferenças em relação a outros espetáculos, reconheço também a capacidade que o sector tem de garantir segurança», frisou, lembrando que os «testes piloto» realizados pela Liga e pela Federação «correram muito bem».

«O futebol e os agentes desportivos já demonstraram responsabilidade e competência para garantir público nos estádios», apontou.

«Em novembro tivemos o Grande Prémio de Fórmula 1 em Portugal que tanto nos orgulhou. Infelizmente, sabemos, criou-se uma perceção que, na minha opinião, foi muito empolada, eu estive lá, muitas das imagens não espelham bem.»

Para João Paulo Rebelo, «o futebol e os agentes desportivos já demonstraram e seguramente demonstrarão total responsabilidade e competência para garantir público nos estádios, o qual é essencial para os clubes grandes e pequenos».

Recorde-se que o Santa Clara-Paços de Ferreira foi o primeiro jogo em Portugal em 2021 a ter adeptos nas bancadas.