Portugal alcançou a marca de 70 por cento de população com a vacinação completa contra a covid-19, anunciou esta quinta-feira a ministra da Saúde, numa entrevista à SIC Notícias. Marta Temido fez questão de realçar o facto da meta ter sido alcançada antes do prazo fixado pela task-force que apontava o período de 5 a 12 de setembro. 

Recorde-se que a marca dos 70 por cento de vacinados foi estabelecida pelo Governo para deixar cair o uso obrigatório de máscara na rua. Questionada sobre a possibilidade, a ministra diz que «ao ar livre, o distanciamento é barreira suficiente».

No entanto, o fim da obrigação do uso de máscara só vai ser decidido em setembro, depois da reunião Conselho de Ministros que só se realiza na próxima semana, mas Marta Temido admite a realização de uma reunião extraordinária.

«Amanhã vamos conhecer esses indicadores. Há uma reunião do Conselho de Ministros agendada para de hoje a uma semana, mas uma alteração de circunstâncias deste tipo pode motivar uma reunião extraordinária», revela.

Atingida esta meta, também é esperado que os casamentos, batizados e eventos culturais possam passar a operar com 75 por cento da lotação. Transportes públicos também deixam de ter qualquer limite de lotação e vários serviços públicos voltam a ter atendimento presencial sem necessidade de agendamento prévio.

De acordo com o relatório de vacinação, publicado todas as terças-feiras, até domingo 6,76 milhões de pessoas (66 por cento) concluíram a vacinação e 7,79 milhões (76 por cento) tomaram pelo menos uma dose de vacina, números que colocam o país muito perto da primeira meta estabelecida pelo Governo.