O preço das casas novas em Espanha caiu 3,2 por cento em 2008, o que representa a primeira descida anual em 15 anos, com o preço médio por metro quadrado a fixar-se nos 2.018,5 euros.

Os dados foram revelados pela directora geral de Arquitectura e Política de Habitação, Anunciación Romero, numa conferência de imprensa em Madrid, escreve a Lusa.

Romero explicou que também pela primeira vez na última década o preço das casas novas caiu 2,4% no último trimestre de 2008.

Para a responsável espanhola os dados são positivos porque representam um «equilíbrio desejado e esperado» num sector onde os preços não estavam ajustados aos preços reais.

Na semana passada, o Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol revelou que as vendas de casas em Espanha continuam a cair, tendo em Outubro do ano passado descido 27,7%, relativamente ao período homólogo em 2007.

As quedas são mais acentuadas em casas em segunda-mão, onde as vendas caíram 43 por cento, tendo as vendas de obra nova caído 8,7%.

O valor médio das hipotecas também continuou a cair em Outubro, pelo nono mês consecutivo, para 135.202 euros, menos 10,4% que no mesmo mês de 2004, tendo sido hipotecadas cerca de 64 mil casas, menos 33,9%.