O Museu Madame Tussauds de Nova Iorque apresentou esta terça-feira uma estátua de cera do futebolista Cristiano Ronaldo perante cerca de 150 pessoas vestidas com as cores de Portugal, incluindo mais de 60 crianças alunas de português.

Momentos antes de mostrar a figura do jogador, uma representante do Tussauds disse que esta era «uma das apresentações mais excitantes dos últimos tempos» e «um exemplo de como os fãs influenciam as escolhas que o museu faz todos os dias».

Os alunos presentes pertenciam a três escolas portuguesas de Nova Iorque (a Infante D. Henrique, de Mount Vernon, a João de Deus, de Yonkers, e a Sá Carneiro, de New Rochelle) e, sobretudo, à Escola Portuguesa de Long Branch, em New Jersey, que lançou uma campanha em Janeiro a pedir uma estátua do jogador.

Marco Santos, de 16 anos, foi um dos estudantes envolvidos e diz que os seus amigos americanos desconhecem quase tudo sobre Portugal. «Quando digo que a minha família é portuguesa, não sabem nada sobre o país, perguntam onde é que fica. Mas, quando sabem, tem algo a ver com futebol e o nome do Cristiano Ronaldo é logo o primeiro que dizem», explicou o luso-americano à agência Lusa.