Faltam poucas horas para Cristiano Ronaldo saber se pode finalmente festejar o título de melhor jogador do Mundo atribuído pela FIFA. O vencedor sairá de uma lista de cinco finalistas que inclui o internacional português e será anunciado ao final da tarde em Zurique, a culminar a gala anual da FIFA, que tem início às 19h.
Depois da desilusão que viveu há um ano, quando foi escolhido em terceiro na mesma eleição, atrás de Kaká e Lionel Messi, Cristiano surge agora como o principal favorito à conquista, sobretudo pela soma do que fez na época 2007/08, que culminou com a conquista da Liga dos Campeões pelo Manchester United, a somar ao título inglês.
Cristiano já ganhou todos os prémios individuais que havia para ganhar em 2008. A começar pela Bota de Ouro, troféu para o melhor marcador da Europa, pelos 31 golos na Liga inglesa, e a culminar na Bola de Ouro, troféu para o melhor do Mundo atribuído pela revista France Football.
Na corrida, além de Cristiano Ronaldo, estão Messi, Xavi, Torres e Kaká, o actual detentor do «FIFA World Player», troféu apurado com base nos votos dos treinadores e capitães de todas as selecções do Mundo.
Luís Figo é o único português que já venceu o troféu, instituído em 1991. O médio, actualmente no Inter, foi eleito melhor do Mundo em 2001.