O holandês Johan Cruyff discorda das opções tácticas de José Mourinho e defende que uma equipa como o Chelsea tem a obrigação de se preocupar em jogar um futebol atractivo e não se deve concentrar apenas em ganhar os jogos.
«Ele é um treinador muito prático. Mas na sua posição, ele também tem de pensar na qualidade de jogo. As grandes equipas não se podem limitar a pensar só nos resultados. Quando se é uma grande equipa tem que se ter mais respeito», declarou Cruyff à rádio da BBC.
O antigo jogador e treinador holandês ainda criticou a postura de Mourinho no jogo da época passada frente ao Barcelona, a contar para a Liga dos Campeões. Nesse jogo, o técnico português acusou Frank Rijkaard de entrar ao intervalo na cabine dos árbitros.
«O seu comportamento para com o Rijkaard não foi nada bom. Não foi um bom exemplo», declarou a vedeta holandesa.
Por outro lado, Gianfranco Zola, antigo jogador do Chelsea, defende o técnico português e considera que os jogos do Chelsea não são mais entusiasmantes por culpa do adversário.
«Penso que os jogadores do Chelsea praticam um futebol encantador. Para termos um bom jogo de futebol é necessário que joguem duas equipas, e por vezes, as outras equipas aparecem muito compactas e parecem assustadas por jogar com o Chelsea. É óbvio, que nestas condições, não se pode tirar o máximo proveito de um jogo», defendeu o italiano de 39 anos.