Domingos Paciência deixa de estar vinculado ao F.C. Porto no final deste mês e no curso de treinadores UEFA Professional recebe a formação que lhe vai permitir preparar-se melhor para treinar ao mais alto nível, num objectivo que passa pela Superliga.
O ex-treinador da equipa B dos dragões sorri quando questionado se está à espera da primeira chicotada psicológica no principal campeonato português. «No futebol entram e saem treinadores e eu vou esperar que as coisas aconteçam naturalmente, porque o treinador vive dos resultados e de certeza absoluta que vão haver muitas alterações. Vou esperar, pois só quero treinar na Liga de Honra ou na Superliga. Temos de procurar sempre o melhor e para treinar ao mais alto nível é preciso ter este curso», diz Domingos ao Maisfutebol.
Domingos faz um balanço muito positivo da aprendizagem que fez na segunda equipa portista, mas o ciclo chegou ao fim: «Tinha o projecto de vida de durante estes quatro anos, em que optei por ser treinador, fazer a escola no F.C. Porto. Este foi o meu último ano de treinador principal da equipa B e agora é uma questão de tempo para abraçar outro projecto que realmente me permita pensar noutro tipo de ambição.»
Quando era jogador Domingos fez muitas criticas aos treinadores que o orientaram, por isso está perfeitamente preparado para agora ser ele o alvo dos jogadores que estejam insatisfeitos, quando conseguir o tão desejado desafio: «Eu próprio criticava os treinadores e não me arrependo das críticas que fiz, pois faz parte do futebol. Eu digo mesmo que para um vou ser um pai e para outros serei¿. Isso é normal. Os que jogam andam mais contentes e os que não jogam andam mais insatisfeitos e são os que criticam mais o treinador.»
Depois da aprendizagem feita no curso que termina esta sexta-feira, Domingos sente-se preparado para outros desafios, agora longe da protecção do F.C. Porto.