Oleg Blokhin foi operado ao coração, depois de ter sofrido uma crise de hipertensão que o levou a ser internado na sexta-feira. O mais provável é, por isso, que o treinador do Dínamo de Kiev falhe a visita ao F.C. Porto, em jogo da terceira jornada da Liga dos Campeões, até porque os médicos aconselham uma pausa no trabalho.

«A crise de hipertensão não é um diagnóstico, é um sintoma. Os exames completos indicaram uma trombose na artéria carótida esquerda, pelo que os médicos decidiram imediatamente avançar para uma cirurgia de invasão mínima. A operação foi um sucesso», explicou Mijail Radutski, diretor do hospital onde está Blokhin. «Cremos que o pico emocional que viveu nos últimos 10 dias não passou sem deixar marcas. No entanto, não existe risco de vida. O seu estado é estável e esperamos que tudo corra bem», acrescentou.

Oleg Blokhin completa 60 anos no próximo mês de novembro. No passado dia 25 de setembro aceitou o convite para suceder a Yuri Semin no Dínamo de Kiev, acumulando com o cargo de selecionador ucraniano até aos jogos com Moldávia e Montenegro, da fase de apuramento para o Mundial 2014, agendados para 12 e 16 de outubro, respetivamente.

Com este problema de saúde de Blokhin, a federação da Ucrânia decidiu nomear um novo selecionador. Andrei Dal, até agora adjunto, foi o escolhido e assumirá de imediato o cargo.

O Dínamo de Kiev visita o Dragão no dia 24 de outubro, e a 6 de novembro recebe a equipa portuguesa.