O Rali Lisboa-Dakar transporta uma autêntica cidade com mais de 2500 pessoas que é montada e desmontada diariamente para dar apoio a toda a caravana. Aquela que é considerada a maior prova do mundo de todo-o-terreno tem início no sábado, em Lisboa, e termina no dia 20 de Janeiro, na capital do Senegal.
O acampamento diário da prova, que este ano conta com participantes de mais de 50 nacionalidades, começa a ser colocado de manhã para depois ser desmontado no dia seguinte. A organização da prova, segundo números compilados pela agência Lusa, preparou cerca de 20 aviões que asseguram o transporte das mais de 300 pessoas que participam na logística da prova e 10 helicópteros para o transporte de fotógrafos, televisões, médicos ou da direcção da corrida. No «restaurante» improvisado que fornece as refeições antes e depois das provas, trabalham cerca de 80 pessoas numa estrutura que, ao todo, será transportada por 11 camiões!
Também a preocupação com a saúde de pilotos e organização não é posta de parte. A estrutura clínica do Dakar vai ter 50 pessoas a trabalhar diariamente, com um hospital de campanha equipado com radiologia e bloco operatório, três helicópteros e 14 veículos. Este tipo de prevenção com a saúde está também previsto no combustível utilizado em prova. Realçando a importância que a organização do Dakar dá aos problemas do ambiente, as motas serão, pela primeira vez, reabastecidas com uma mistura de biocombustível que reduz a emissão de gases.
A presente edição de 2008 já bateu os recordes de participação contando com 570 equipas divididas por 245 motas, 20 quads, 205 carros e 100 camiões.
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