Com a punição de três jogos, o portista McCarthy corre sérios riscos de falhar o jogo com o Benfica. O avançado sul-africano, recorde-se, viu a proposta inicial da Comissão Disciplinar ser agravada em uma partida, numa decisão conhecida esta segunda-feira, depois de analisado o recurso interposto pelo jogador, passando de uma possível suspensão de dois jogos para uma suspensão definitiva de três.
Ora o terceiro destes jogos é precisamente com o Benfica, no estádio do Dragão, dia 27 de Fevereiro. Pelo caminho, McCarthy falha ainda os encontros com o V. Guimarães (em casa) e com o Belenenses (fora). A única forma desta suspensão não ser definitiva passa pelo recurso para o Conselho de Justiça da Federação que pode alterar a decisão da Comissão Disciplinar da Liga.
McCarthy foi alvo de um processo sumaríssimo a dia 18 de Janeiro, há praticamente três semanas, portanto. O recurso foi entregue dois dias depois, uma quinta-feira, mas a Comissão Disciplinar apenas tomou uma decisão sobre o referido recurso na passada sexta-feira, quinze dias depois. A decisão final do plenário de juízes, essa, apenas foi divulgada esta segunda-feira, depois de mais um fim-de-semana em que o sul-africano pôde jogar.
À margem de McCarthy, também Pedro Emanuel foi castigado com dois jogos de suspensão, depois de analisado o recurso a uma proposta que indicava apenas uma partida de castigo. O central vai por isso falhar os jogos com o V. Guimarães e o Belenenses. O bracarense Nem, suspenso por dois jogos, vai falhar as partidas com o Benfica e o Nacional, enquanto o vimaranense Silva, castigado apenas em uma partida, vai ficar de fora do encontro com o F.C. Porto.