A saída de Pako Ayesteraán do Tondela, confirmada esta quarta-feira, foi a 12.ª mudança de treinador na Liga esta época.
A saída do treinador espanhol, que se encontrava em Tondela desde a última época, foi a última protagonizada por um grupo de nove clubes, com alguns a trocarem ao longo desta época mais do que uma vez de treinadores.
Santa Clara e Belenenses SAD não só iniciaram as saídas à oitava jornada, como já apostaram em mais do que uma rescisão, bem como o Moreirense, com as suas «chicotadas» ainda na primeira volta, à 12.ª (João Henriques) e à 16.ª (Lito Vidigal).
Nos açorianos Daniel Ramos deu lugar a Nuno Campos, este ao interino Tiago Sousa, que, por sua vez, cedeu a função a Mário Silva, enquanto no Belenenses SAD Petit saiu após a oitava jornada para entrar Filipe Cândido, e mais tarde, da 15.ª para a 16.ª jornadas, foi o interino, e depois efetivo, Franclim Carvalho a assumir a equipa.
Entre as mudanças de treinador, Petit foi o único que nesta mesma época voltou a assumir uma equipa após a sua saída do Belenenses SAD à oitava jornada, com o ex-futebolista a deixar em outubro os «azuis» e a assinar em novembro pelo Boavista.
De todas as saídas, a mais mediática foi obviamente a de Jorge Jesus, com o treinador que prometera jogar o «triplo» pelo Benfica a deixar os encarnados na segunda época de uma segunda passagem em que nada ganhou.
O técnico, que tem no currículo três campeonatos pelas «águias», saiu após a eliminação da Taça de Portugal em casa do rival FC Porto e antes de novo jogo no final de dezembro no Estádio do Dragão, mas para o campeonato.
TODAS AS MUDANÇAS DE TREINADORES NA LIGA:
8ª jornada: Petit por Filipe Cândido (Belenenses)
8ª jornada: Daniel Ramos e entra Nuno Campos (Santa Clara)
11ª jornada: Julio Velázquez por Vasco Seabra (Marítimo)
12ª jornada: João Pedro Sousa por Petit (Boavista)
12ª jornada: João Henriques por Lito Vidigal (Moreirense)
14ª jornada: Jorge Simão por César Peixoto (P. Ferreira)
14ª jornada: Nuno Campos por Tiago Sousa * (Santa Clara)
15ª jornada: Ivo Vieira por Rui Pedro Silva (Famalicão)
15.ª jornada: Jorge Jesus por Nélson Veríssimo (Benfica)
16.ª jornada: Lito Vidigal deixa o Moreirense
18.ª jornada: Tiago Sousa* por Mário Silva (Santa Clara)
26.ª jornada: Pako Ayestarán deixa o Tondela
* treinador interino