Sp. Braga e Benfica garantiram esta sexta-feira as primeiras duas vaga para a Final Four da Taça da liga. Faltam agora outras duas. O Maisfutebol analisou e fez as contas de cada grupo que vão ficar fechados entre sábado e domingo. Tem a calculadora à mão?

Grupo A

Desp. Aves-Benfica, 1.1

Rio Ave-P. Ferreira, 1-1


O Benfica ainda tremeu com o golo de Mama Baldé, mas Seferovic garantiu o apuramento com o golo do empate. A equipa de Rui Vitória garantiu o primeiro lugar do Grupo A com 7 pontos, à frente do Desp. Aves (5), Paços de Ferreira (2) e Rio Ave (1).


Grupo B

V. Setúbal-Sp. Braga, 0-4

Tondela-Nacional, 2-1


O Sp. Braga garantiu a primeira vaga na Final Four ao vencer este grupo com o pleno de vitórias, fechando esta fase com uma goleada sobre o V. Setúbal em pleno Bonfim (4-0). Assim, a equipa de Abel Ferreira qualifica-se com um máximo de nove pontos, à frente do Tondela, com 6, enquanto Vitória e Nacional somaram apenas um ponto.


Grupo C

Belenenses SAD- FC Porto, domingo (17h00)

Desp. Chaves-Varzim, domingo (17h00)


FC Porto e Desportivo de Chaves partem para a última jornada em igualdade pontual (quatro pontos). Portanto, caso uma equipa vença e a outra perca ou empate as contas tornam-se simples. No entanto, se os dois venceram as contas complicam-se. Os campeões nacionais têm vantagem no primeiro critério de desempate: registam melhor diferença entre golos marcados e sofridos (5-3) enquanto o dos flavienses é de 2-1. Portanto, o Desportivo de Chaves precisa de um resultado mais favorável que os portistas ou de um triunfo com mais dois golos marcados e o mesmo número de golos sofridos.

Por exemplo: se o FC Porto ganhar 1-0, o Desp. Chaves é obrigado a ganhar, pelo menos, por 3-0.

O Varzim é a outra equipa com hipóteses de apuramento. Os poveiros necessitam de vencer em Trás-Os-Montes e esperar que o FC Porto perca ou empate frente ao Belenenses, a única equipa do grupo impossibilitada de se qualificar.


Grupo D

Feirense-Sporting 1-4

Marítimo-Estoril, 0-1


O Sporting não deu qualquer hipótese tanto a Feirense como a Estoril e tornou-se na terceira equipa apurada para a final four. Os canarinhos ainda venceram na Madeira mas de nada valeu face à vitória expressiva dos leões em Santa Maria da Feira.

Critérios de desempate:

a) maior diferença entre o número de golos marcados e número de golos sofridos na fase de grupos; b) maior número de golos marcados nesta fase de grupos;

c) média etária mais baixa dos jogadores utilizados durante a fase de grupos.