O evento, que a organização diz ser «o maior do mundo», realiza-se entre 23 de Julho e 2 de Agosto e receberá os seguintes campeonatos: Mundial de Kayak Surf, Mundial Skimboard - Zap Internacional, Mundial de Kitesurf, Europeu de Longboard (ainda em negociação), Nacional de Surf , Nacionald e Kayak Surf e Wave-Sky, Nacional de Ketesurf, Special Event de BBodyboard, Special Evento de Surf e Downwind.

A apresentação festival decorreu esta terça-feira, no Hotel Golf Mar, na praia de Santa Cruz, em Torres Vedras. Nesta apresentação, Pedro Lamy, Pimpinha Jardim e Ricardo Trepa foram anunciados como os embaixadores do evento.

Este «evento, que nasceu entre amigos, por diversão», não é «um campeonato para profissionais, para atletas, mas sim para famílias», disse ao MaisFutebol Bruno Melo, um dos fundadores do projecto. «O conceito Ocean Spirit é estar na praia até às 2h da manhã ainda com a prancha na mão», acrescentou.

De dia serão realizados desportos gratuitos para a família, como o Surf, o Kite Surf, o Kayak surf, o Skimboard, o BodyBoard e o Triaction. Durante estes dias, a partia de Santa Cruz vai transformar-se na «Aldeia Neptuno», com várias actividades para famílias.

O «Santa Cruz Ocean Spirit» vai ainda apostar na noite, com um cartaz musical próprio, ainda não anunciado. Os concertos vão ser com o «pé na areia», garante a organização.