Chama-se Steve Lourenço. É leitor do Maisfutebol, adepto e prepara-se para cumprir um sonho de criança: assistir ao vivo a um jogo do Campeonato do Mundo de 2010. Nada menos que o Portugal-Brasil, daqui por uma semana. O seu desafio é contar essa aventura em palavras, imagens e vídeo. Vai fazê-lo no Maisfutebol ao longo dos próximos dias. Da Califórnia, nos Estados Unidos, a Durban, na África do Sul, esta é a sua primeira crónica, a antecipar a viagem.

Um Sonho de Futebol - Diário de um Adepto

San Jose, California, EUA

Decorria o Mundial de 1986 onde o meu ídolo Maradona brilhou, tinha eu quatro anos, quando fui apresentado ao mundo do futebol pelo meu pai. Graças a ele, a minha paixão pela bola nunca mais me deixou e agradecer-lhe-ei sempre por me ter feito apaixonar por este desporto. Cresci jogando sempre que podia, nas ruas, na escola, e no meu clube de infância da ilha do Pico, o F.C. Madalena, tal como comprando as cadernetas da Panini e coleccionando os cromos do «Cálcio» e outros torneios, acompanhando tudo o que podia acerca do futebol em redor do planeta, sendo o Benfica o meu clube do coração, mas ainda gostando muito do AC Milan também.

Julgo que posso falar por muitos portugueses: futebol é uma paixão, move montanhas e pode trazer momentos únicos de felicidade, nem que por um segundo¿ Desde criança que sonho viver a experiência de um Mundial e de tudo o que representa: o ambiente, a loucura, a paixão da bola, os golos, fazer parte da história do futebol. Respiro esta forma de ser no meu dia-a-dia e sinto em mim o mesmo que milhões de pessoas sentem acerca da relação bola-pessoa-futebol, que é felicidade. Ainda tenho marcadas na memória as lágrimas de Maradona na final de 1990, a fantástica equipa da Bulgária ou o penalty falhado por Baggio em 1994, o fenomenal Batistuta com hat-tricks consecutivos em Mundiais. Enfim, são muitos os momentos e muitas vezes parei para pensar como seria estar junto desta festa¿ pois bem, chegou a hora de finalmente tornar este sonho realidade!

Depois do choque da Espanha, continuarei seguindo com ainda mais atenção cada jogo e cada golo. O embate contra os coreanos também está próximo e eles dizem que querem vingar a derrota de 1966. Não, não pode acontecer, tenho confiança em vós. Mas sinto uma ansiedade enorme crescendo, pois dentro de dias, viajarei para Durban, que para mim será o palco da final antecipada contra o «escrete», onde levarei a esperança de um português com amor à pátria, querendo ver Portugal de novo ao encontro da glória. Mas para isso, é preciso sacrifício. Jogadores, lembrem-se só de uma coisa: ponham de lado os vossos clubes, os salários e as publicidades, e pensem na paixão por futebol nos vossos tempos de juventude e nos vossos sonhos de criança de um dia estarem num palco onde Pelé, Eusébio, Maradona e Zidane brilharam. Usem isso como motivação para estenderem a vossa ligação com um povo que vive e respira por todos os poros este jogo.

No próximo dia 25, cumpro o meu sonho de criança de fazer parte da história do futebol, graças ao futebol da nossa nação, e tal como todos os portugueses, apoiar-vos-ei até ao fim.

Força PORTUGAL!!

Steve Lourenço