Nicola Rizzoli foi o árbitro escolhido pela UEFA para o Dinamarca-Portugal, da última jornada da fase de qualificação para o Euro 2012. Trata-se de um italiano que ascendeu rapidamente no futebol europeu, e que costuma dar sorte às representações lusas.

Nascido em Bolonha há quarenta anos (comemorou o aniversário no passado dia 5), Rizzoli estreou-se na Serie A em 2002, e cinco anos depois já era internacional. Em 2009/10 foi promovido ao grupo da elite, e no final da época dirigiu a final da Liga Europa, que o At. Madrid ganhou ao Fulham.

Foi em Portugal que se estreou na fase de grupos da Liga dos Campeões. Em Outubro de 2008 dirigiu a vitória do Sporting sobre o Basileia (2-0), e um ano depois esteve no triunfo do F.C. Porto sobre o At. Madrid (2-0), para a Liga dos Campeões. Na última época dirigiu a fantástica vitória do Sp. Braga em Sevilha (3-4).

Cruzou-se com duas equipas dinamarcas, em 2007, mas aí não deu tanta sorte. O Copenhaga empatou em Jerusalém com o Beitar (1-1), e o Aalborg foi derrotado em casa pelo Getafe (1-2).

Nas nomeações da UEFA estão também duas equipas de arbitragem portuguesas. Olegário Benquerença vai dirigir o Suíça-Montenegro, e Bruno Paixão estará no Malta-Israel.