A Associação de Futebol do Porto reagiu aos protestos dos adversários do Canelas 2010 e decidiu nomear três delegados para os jogos deste clube. Estes elementos terão a responsabilidade de monitorizar as partidas e, posteriormente, tomar decisões disciplinares sobre esta equipa da Divisão de Honra distrital.

Além da colocação destes três delegados nos campos onde joga o Canelas, a AF Porto ordenou «a abertura de um processo de averiguações para o apuramento da verdade material».

A decisão da AF Porto surge na sequência de uma reportagem do jornal Record e da posição pública da esmagadora maioria dos presidentes dos clubes adversários do Canelas.

Nesse trabalho do diário desportivo, os dirigentes lamentaram «o clima de terror e intimidação» nos jogos do Canelas 2010, dentro e fora do campo. Todos falam em comportamento violento dos jogadores e pressão constante sobre as equipas de arbitragem. 

90 por cento dos árbitros da AF Porto informaram estar indisponíveis para arbitrar jogos da equipa e três adversários recusaram entrar em campo: o Maia Lidador, o Lavrense e o Balasar.

No Canelas 2010 jogam alguns elementos dos Super Dragões, entre eles Fernando Madureira, vulgo Macaco, e Aranha. Este último, de acordo com depoimentos de vários adversários, é o elemento «mais problemático e violento». 

Com esta tomada de posição, a AF Porto espera normalizar o ambiente nos jogos do Canelas 2010, atual primeiro classificado da Divisão de Honra.

A primeira derrota do Canelas aconteceu no passado domingo. Curiosamente, no primeiro jogo depois da publicação da reportagem do jornal Record.

Um vídeo do jogo entre o Vila FC e o Canelas comprova o comportamento inaceitável de vários jogadores do segundo clube. O Canelas reagiu às acusações também com um vídeo.

No caso, um vídeo com um golo de Macaco e a seguinte legenda:

«E este? Um hino ao futebol, achamos nós. Alguns acham que isto será violência. Pois, violento é ver um adversário marcar um golo destes e deixá-los a chorar por mais uma derrota».

Imagens do jogo entre o Vila FC e o Canelas: