São já 55 anos de jejum. O Sp. Braga apenas uma vez ganhou no Estádio da Luz ao Benfica. O triunfo dos minhotos data de 1954/55, quando um argentino chamado Mário Imbeloni, aos 69 minutos, gelou o Jamor e os encarnados, então treinados por Otto Glória. Seria essa a única derrota sofrida em casa pelos lisboetas (0-1), que se sagrariam campeões apesar da igualdade pontual com o Belenenses. O Sp. Braga terminaria em quinto, a dez pontos.
São já 53 jogos entre as duas equipas na Liga/campeonato nacional com o Benfica como visitado. Os encarnados venceram 41, empataram 11 e apenas perderam o tal encontro de 31 de Outubro de 1954. Na Taça de Portugal, em situação idêntica, as águias têm 100 por cento de aproveitamento: três partidas, outras tantas vitórias.
O Benfica conseguiu a maior vitória sobre o Sp. Braga na Taça, com um 9-0 em 1964/65. No campeonato o melhor registo é de 7-0, de 1983/84: «hat trick» de Nené, com mais golos de Pietra, José Luís, Chalana e Diamantino. O resultado mais frequente é, no entanto é o 2-0, que se repetiu por sete vezes na principal prova do futebol português.
O Sp. Braga procura quebrar um enguiço de 55 anos, uma maldição com mais um ano do que a que perseguia a Académica em 2007/08 antes da visita à Luz. Os «estudantes» não ganhavam aos encarnados na condição de visitantes há... 54 anos, desde o 1-2 da época 1953/54, no campeonato. No entanto, nessa partida da 26ª jornada, disputada a 11 de Abril de 2008, o conjunto de Coimbra saiu de Lisboa com um 0-3 no bolso, depois de golos de Miguel Pedro, Markus Berger e Luís Aguiar, hoje arsenalista. Domingos Paciência, agora também no Braga, era o treinador.
O feito seria repetido na última temporada. E se o leitor acredita em coincidências fique sabendo que esse Benfica-Académica, segunda vitória de Domingos Paciência na Luz enquanto treinador e decidido com um golo de William Tiero (0-1), também se realizou a... 11 de Abril. Desta vez, marcaram o embate para 27 de Março. Será suficiente?