O Maisfutebol desafiou os jogadores portugueses que atuam no estrangeiro, em vários cantos do mundo, a relatar as suas experiências para os nossos leitores. São as crónicas Made in Portugal:
Críticas ou sugestões? Escreva-nos para madein@iol.pt
Conheça melhor o projeto
Leia a apresentação de Nuno Marques
Nuno Marques rendido a uma Noruega leal que resiste aos Breiviks
«Mais uma vez, olá a todos os leitores.
É com enorme gosto que estou novamente a escrever para o Made in Portugal.
Os dois primeiros textos tiveram como objetivo fazer uma apresentação da minha pessoa, do meu historial futebolístico e relatar um pouco da realidade norueguesa, não só a nível desportivo, mas também a nível sociocultural.
A Noruega é país para o qual emigrei e por coincidência foi o país contra qual eu alcancei a minha primeira internacionalização, exatamente oito anos antes de ter emigrado para a Noruega.
Após sugestão do Maisfutebol, decidi aproveitar este espaço para comentar uma proposta da Federação Norueguesa de Futebol, que para além de ser original, é no mínimo polémica e revela muito a cultura norueguesa que assenta na igualdade de direito e oportunidade para todos.
No entanto, a informação que chegou aos jornais portugueses não corresponde à real proposta da Federação Norueguesa de Futebol. Confirmo que a NFF, na perspetiva de equilibrar um jogo de futebol, quer permitir a utilização de um jogador extra, por parte da equipa que esteja em desvantagem por uma diferença de quatro golos.
Esta proposta, caso seja aceite, entrará somente em vigor nos jogos de 5x5 ou 7x7, e apenas para o futebol infantil. Nunca foi sugerido que essa regra fosse aplicada no futebol sénior e profissional.
A intenção da NFF é fazer com que os jogos sejam mais equilibrados e que tornem as crianças mais confiantes, motivadas e aumentem o gosto pelo futebol. Isto revela muito as bases da cultura norueguesa.
Na Noruega, não só no futebol, mas também em outras modalidades, o espírito de competitividade não é muito cultivado. Aqui o resultado é o fator menos importante, prevalecendo a participação, o convívio e o divertimento por parte das crianças.
Para finalizar, deixo aqui ( podem ver neste link) um lance do meu jogo pelo Notodden FK, no último domingo. Mesmo sendo guarda-redes, fiz um passe para golo!
Um abraço e até breve,
Nuno Marques»