Royston Drenthe acusa Lionel Messi de alguns comportamentos racistas, tendo mesmo admitido que já teve problemas com o argentino, pela maneira como este o tratava.

«Joguei muito contra o Messi nos últimos anos e tivemos sempre problemas. Sabem o que mais me incomodava? A forma como ele me abordava, chamava-me sempre «negro, negro», afirmou o ex-jogador do Real Madrid, em entrevista à NuSport.

«Eu entendo que pode ser considerado normal na América do Sul, mas eu não suporto isso», declarou o médio do Everton, que conta mesmo um episódio que ocorreu no balneário do Real Madrid: «Mahamadou Diarra, meu companheiro de equipa , ficou irritado quando Higuaín e Heinze falaram com ele dessa forma. Por isso, eles pararam.»

O internacional holandês faz ainda referência ao último episódio que teve com a «Pulga», em Camp Nou, na última época. «Quando o Hércules venceu em Barcelona tive um pequeno incidente com ele. Antes do jogo, ele apertou-me a mão e disse «Olá, negro» algumas vezes. Depois do fim do jogo já não me cumprimentou. Não acredito que me convide para o seu aniversário.»