Ulisses Morais sentiu esta quinta-feira alguma dificuldade para falar do Sporting, próximo adversário do Beira Mar, na abertura da 15ª jornada da Liga. O técnico evocou duas justificações: primeiro, o momento conturbado dos leões, em permanente ebulição; segundo, o facto de estar muito mais preocupado com a sua equipa.
«Estou muito mais interessado naquilo que podemos fazer do que nos problemas ou momento do Sporting. Enquanto não resolvermos o nosso problema, não poderemos condicionar o adversário. O que pretendo é que uma circunstância adversa, um resultado negativo, não influa no desenvolvimento, rendimento e confiança da nossa equipa. É aí que me quero concentrar.»
«Falar sobre o Sporting é muito difícil, em virtude das muitas alterações que tem sofrido. Duas vitórias consecutivas do Sporting demonstra que ganhou duas vezes seguidas. Coisa que não acontecia... Estas equipas têm a possibilidade de construir plantéis com muito mais valia e melhores condições. Mas a nossa perspetiva continua a ser a mesma, a de obter pontos.»
Como deixou bem explícito, Ulisses Morais pretende que os efeitos da derrota de segunda-feira, em Aveiro, diante do Estoril, não se façam sentir em Alvalade. «Marcas? Acredito que nenhumas. Num processo de crescimento, acontecessem sempre pequenos recuos ou estagnação. Esse jogo fugiu um pouco àquilo que andávamos a fazer, percebemos porquê, o que é importante», referiu, e reforçou:
«Queremos continuar no caminho da confiança, do rendimento, e dos resultados. Vamos em busca disso. Não quero, nem posso, acreditar noutra situação negativa para além de termos perdido três pontos em casa.»
Qual dos Lopes à esquerda?
O castigo de Joãozinho vai abrir uma vaga do lado esquerdo da defesa aveirense e, neste momento, dois nomes surgem para fazer o lugar: Hélder Lopes e Nuno Lopes. Caso jogue, ainda que adaptado, este último terá oportunidade de defrontar pela primeira vez o irmão gémeo...
«Confiamos em ambos, estão preparados. Tem a ver com as soluções que vamos ter em função das opções que teremos de tomar. Com todos recuperado temos um plano, com o caso inverso, temos de pensar. Mas ambos estão em condições e capazes de jogar», garantiu o treinador dos auri-negros.
Ulisses tem ainda algumas dúvidas, já que há jogadores ainda com limitações físicas cuja identidade não quis nomear, que serão convocados e farão a viagem para Lisboa integrados numa lista de convocados alargada. Tonel é que não deverá fazer parte desse lote.